Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

A tecnologia está a (des)serviço do ser humano? - Aula 01

Ao tentar responder a essa questão, estou considerando principalmente as tecnologias de comunicação.

Parece haver um exagero em termos do uso da tecnologia. Segundo dados da Anatel (http://www.anatel.gov.br/), o Brasil conta com 151,9 milhões de celulares, o que representa uma densidade de quase 80 celulares para cada 100 habitantes. Trata-se um percentual bastante elevado. Ainda, dados da Anatel de 2007 indicam que há pouco mais de 52 milhões de telefones fixos instalados. Essa notória diferença entre a quantidade de linhas fixas e celulares se deve, principalmente, à praticidade e comodidade de poder se comunicar em qualquer momento e de qualquer lugar com outra pessoa.

Numa pesquisa feita pela empresa de consultoria na área de TI divulgada em http://www.itwire.com/content/view/15841/1154/, mais de 2 trilhões de SMS’s (Short Message Service ou mais comumente conhecido com ‘torpedo’) circulariam em todo o mundo em 2008. Embora os números não sejam precisos, eles apontam para o uso acentuado de comunicações via torpedo. Esse tipo de prática é muito comum na Ásia e, principalmente, no Japão.

Se considerarmos agora a comunicação e divulgação de informações através de blogs, também verificamos outro fenômeno de comunicação propiciada pela tecnologia. Dados indicam que há mais de 130 milhões de blogs com aproximadamente cerca de 900 posts (mensagens e/ou respostas colocadas) nos blogs a cada 24 horas.

Ainda dentro do fenômeno do blog, tem-se também o twitter (http://twitter.com/) que compreende uma rede social com serviço de microblogging, que consiste em blogs com textos pequenos, limitados a 200 caracteres, possibilitando que informações sobre determinado tema sejam atualizadas (pelo usuário), tornando-as públicas para um universo de pessoas definido pelo usuário. Já o twitter permite que seus usuários atualizem informações, comunicando-as vias SMS, mensagem instantânea ou email. Esses recursos foram muito bem utilizados durante pelo atual presidente dos EUA durante sua campanha em 2008.

Para completar os dados acima, segundo a Internet World Stats (http://www.internetworldstats.com/stats10.htm), o Brasil tem cerca de 50 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a aproximadamente 26% de sua população (estimada em quase 192 milhões de habitantes). Esses usuários da Internet fazem uso de correio eletrônico, Messenger(br.msn.com/), Skype(http://www.skype.com/), dentre muitas formas de comunicação. E, agora, pergunto novamente: A tecnologia está a (des)serviço do ser humano?

A resposta é sim. A tecnologia, se não puder ajudar, não atrapalha. Ela está a serviço do ser humano, procurando encurtar distâncias, permitindo que as pessoas possam se comunicar em qualquer instante e de qualquer lugar. Nunca em qualquer outro período da história houve tamanha quantidade de comunicação entre as pessoas. A tecnologia deve ser vista como ferramenta que apóia as atividades humanas e, mais ainda, a comunicação.
Todavia, nada me surpreende mais do que o homem, porque perde muitas vezes tempo e até saúde na ansiedade de estar conectado todo o tempo em todo o lugar e, por estar tão ansioso de receber mensagens, emails, ver atualizações em blogs, twitter, acabam não vivendo de modo salutar, e, porque não dizer, perdendo a oportunidade de desfrutar de uma conversa tête-à-tête com outras pessoas.

A tecnologia existe para ser utilizada, explorada, automatizando tarefas repetitivas e proporcionando ócio, que permite às pessoas aproveitarem o tempo livre com novos aprendizados e lazer. Perceba que email, messenger, blogs, twitter, e tantos outros recursos tecnológicos são ótimos. Mas, não se pode esquecer que são ferramentas.

Entretanto, deve-se evitar a obsessão e seu uso requer cautela. Afinal ninguém quer se tornar dependente dela. Saber utilizar bem o tempo é uma arte. Lembre-se de que a vida é feita de escolhas. Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você. Portanto, faça da tecnologia uma ferramenta aliada sua.
Para finalizar, há uma outra tecnologia que foi lançada pela Amazon (http://www.amazon.com/) em 2007 e cuja versão 2.0 foi lançada nos EUA em 23 de fevereiro (http://www.wired.com/reviews/product/kindle2). Trata-se do Kindle 2 que é um e-book (ou livro eletrônico) o qual permite o usuário fazer download de livros da rede da Amazon. Trata-se de um equipamento portátil que o usuário pode levar facilmente a qualquer local e com excelente qualidade na resolução do display. Mas, cabe destacar aqui um de seus recursos que é a possibilidade do conteúdo do livro ser lido numa voz masculina ou feminina (selecionada pelo usuário). Isso é algo fenomenal para as pessoas com deficiência visual (que ainda não dispõe de livros em libras). Portanto, mais um exemplo de ter a tecnologia a serviço do ser humano.

Extraído da Revista Espaço Acadêmico, março de 2009.

Nenhum comentário: