Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

ENGENHARIA DE PROJETO - PROJETO MODULAR

O que é Projeto de Software ? Pode-se pegar as interessantes palavras de Mitch Kapor para definir bem essa ação: 

“É onde você se instala com um pé em dois mundos – o mundo da tecnologia e o mundo das pessoas e objetivos humanos – e você tenta juntas os dois ...”
  
Portanto, é um lugar de criatividade aonde os requisitos do usuário/cliente, as necessidades do negócio, e as considerações técnicas se juntam na formulação de um produto ou sistema. 

É o momento mágico aonde o engenheiro de software modela, cria e constrói a estrutura de toda as partes de um Sistema, antes dele mesmo existir. 

PROJETO MODULAR:

A Modularidade consiste na divisão do software em componentes nomeados separadamente e endereçáveis, muitas vezes chamado  de módulos. Os mesmos são integrados para satisfazer aos requisitos do Sistema (adaptado de Pressman). Veja a figura abaixo, aonde é apresentado os vários módulos do ERP da SAP.

Uma prática de Engenharia de Software condenável, é a construção de softwares monolíticos. Ou seja, um software composto de um único e grande módulo. Isso gera uma complexidade global quanto ao número de caminhos de controle, intervalos de referencia, número de variáveis, que faz um programa ter uma baixa compreensão para todos.   
 
Outro problema é a manutenabilidade do Sistema. Com poucas pessoas compreendendo o Sistema, mais difícil e custoso fica sendo a sua manutenção.

Por outro lado, um software com excesso de módulos  pode acarretar no mesmo erro. O  bom senso novamente é a melhor resposta.

PROJETO DE INTERFACE COM O USUÁRIO 
 
Os computadores atuais fornecem uma interface chamada de GUI (Graphical User Interface -Interface Gráfica do Usuário), mas  nem sempre foi assim. As primeiras versões eram 1D  (uma única dimensão), aonde o usuário simplesmente alimentava um terminal que podia se deslocar para a direita e esquerda. Atualmente temos os de 2D (duas dimensões), graças ao mouse podemos deslocar o ponteiro por toda a tela. E como tendência temos já as interfaces 3D (três dimensões). 

Podemos ver na tabela abaixo, as diretrizes gerais para a elaboração de uma boa interface  com o usuário:

Nenhum comentário: